quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Lenda de Pedro e Inês


                                                                                                    Quinta das Lágrimas
                                           
Tem uma música que diz "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida...". E se você ficar no hotel Quinta das Lágrimas (www.quintadaslagrimas.pt) vai sentir esse encanto logo na sua chegada. Um local repleto de história (já acolheu o Duque de Wellington e o Rei D. Miguel), charme e romantismo, cenário de uma das estórias de amor mais apaixonantes de Portugal: o romance entre Pedro e Inês.

Tudo se passou no Século XIV. O Infante Pedro, filho do rei Afonso IV, viu-se obrigado a casar-se com a "pouco bonita" D Constança de Espanha, que trouxe na bagagem inúmeras empregadas, entre elas a linda aia galega de nome Inês de Castro. Foi amor à primeira vista. Por questões políticas, o Rei não gostou nada desta pouca vergonha e mandou exilar Inês no Castelo de Albuquerque. Mas com a morte de D. Constança em 1345 o plano do Rei ficou sem efeito. Pedro e Inês juntaram os trapinhos e alguns anos depois mudaram-se para o Paço de Santa Clara, local onde hoje se encontra o hotel Quinta das Lágrimas. O amor dos dois rendeu 3 filhos e muita inveja e intrigas na corte. Resultado: Afonso IV aproveitou a ausência de Pedro numa excursão de caça e enviou 3 capangas para matarem a rapariga. Dito e feito. Inês é morta!






Agora começa a parte da lenda. Dizem que as lágrimas derramadas pela sua morte criaram a Fonte dos Amores e o avermelhado das pedras deve-se ao sangue derramado por Inês. Mas a melhor parte vem a seguir. Já como Rei de Portugal, D. Pedro I (o nosso D. Pedro I é D. Pedro IV em Portugal) manda buscar o esqueleto de Inês, coloca-o no trono e torna-a Rainha, obrigando a todos na corte a beijarem a sua mão. Hoje, os dois vivem felizes para sempre no Mosteiro de Alcobaça.

2 comentários:

  1. ... no mosteiro de Alcobaça onde estão sepultados frente ao outro, e assim, continua falando a lenda, no dia da resureição, erguererão-se e estarão de novo juntos...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Kiddie pelo acrescento da lenda. Uma curiosidade: como vc soube do blog?

    ResponderEliminar