quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Top 100 da Revista Wine Enthusiast



6 vinhos portugueses estão no top 100 da revista americana Wine Enthusiast. Segue abaixo o texto que o competente Rui Falcão escreveu no seu blog Mesa Marcada.

"Acabou de ser publicada a lista dos cem vinhos mais interessantes do ano para a revista americana Wine Enthusiast. Com os cem vinhos mais interessantes do ano a Wine Enthusiast pretende enaltecer os vinhos  premium, aquele segmento complicado que se situa algures entre os vinhos ditos de combate, do dia-a-dia, e os vinhos troféu caríssimos, aqueles que falamos mas raramente bebemos. Para alegria de todos nós portugueses, e em linha com o que este ano tem vindo a ser publicado na maioria das revistas de vinhos internacionais, os vinhos portugueses ficaram especialmente bem colocados na fotografia. Logo para abrir as hostilidades, Portugal consegue inscrever dois vinhos na lista do Top 10, o Fiuza Ikon Chardonay Trincadeira das Pratas 2008, um branco Tejo, e o Casa de Santar Touriga Nacional 2007, um tinto estreme do Dão. Depois, em 22º lugar surge o alentejano Rúbrica branco 2009, do projecto pessoal de Luis Duarte, em 29º o duriense DFJ Escada 2007, de José Neiva, em 39º o Casa Cadaval Padre Pedro Reserva 2007, do Tejo, todos eles colocados na primeira parte da tabela. Excelentes notícias para os produtores, para as regiões e para Portugal.
ps -Entretanto dei conta que na lista dos cem vinhos mais interessantes consta ainda outro vinho português, o Rol de Coisas Antigas 2008, de Carlos Campolargo, da Bairrada, elevando o total de vinhos nacionais para seis, um número mais que razoável! Ainda por cima com essa vantagem acrescida de mencionar vinhos de regiões habitualmente menos faladas na imprensa internacional, denominações como o Tejo, Dão e Bairrada!"
"

Sem comentários:

Enviar um comentário