segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Wines of Portugal - A World of Difference




                                                                                                                                                    Dorli Muhr

Acabei de chegar do Fórum Anual da ViniPortugal - instituto que promove o vinho português cá na terrinha e no exterior. E o Brasil aparece como um dos mercados onde a aposta vai ser mais forte (15% da verba), juntamente com os EUA e Angola. Mas o que me chamou mais atenção foi a apresentação de uma austríaca, a Dorli Muhr da Wine & Partners. Muito resumidamente, Dorli defende a importância dos vinhos portugueses apresentarem-se ao mercado estrangeiro de uma maneira distinta (Unique Selling Proposition). Ou seja, posicionando-se como produtos autênticos, individuais e, preferencialmente, com castas autóctones. Parece óbvio, mas a verdade é que muitos produtores adaptaram as suas vinhas de acordo com o gosto dos americanos que por sua vez é o gosto da Wine Spectator. Uma estratégia que pode render lucros a curto prazo mas que não é sustentável no futuro. Eu tô com a Dorli e não abro. Não troco o alvarinho, encruzado e trincadeira por nenhum Cabernet Sauvignon desse (Novo) Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário